segunda-feira, 31 de março de 2014

Como resolvi o meu problema de acne

Eu não era rapariga de ter assim um graaaande problema com o acne, mas o que tinha era suficiente para baixar a minha auto-estima e, com a pele clara como a minha, pior era, pois notava-se nitidamente e toda a gente me alertava "Eichhh a tua cara!!", COMO SE EU NÃO TIVESSE ESPELHOS EM CASA!!!
-.-'

Já tinha comprado alguns produtos mas o acne volta e meia aparecia... Amigas amigas minhas também tinham problemas destes (até mais graves), andavam na dermatologista e comprovavam os efeitos que um certo tratamento lhes dava, tratamento esse de duração prolongada,cerca de um ano e bastante agressivo (secava a pele, tinham que colocar sempre protector solar, era bastante caro, tinha que se estar constantemente a fazer análises ao sangue, etc., etc., mas funcionava!!).

Eu estava tentada a ir experimentar o dito cujo, mas não me agradava nada a ideia dos pontos negativos, mas lá me decidi a ir, porque eram raros os dias que conseguia uma pele limpa de acne e já estava farta da situação.

Mostrei o meu problema à dermatologista e, como a altura em que fui à consulta não era a mais indicada para iniciar o tratamento (devido ao início da época de calor, uma vez que, como já referi, a pele fica muito sensível com o tratamento) ela indicou-me outra opção. Também me indicou outra opção uma vez que eu referi que não costumava tomar a pílula nem me agradava a toma da mesma (porque para além de não gostar de comprimidos, eu sou uma destrambelhada e esqueço-me de os tomar!). E como o tratamento das minhas amigas era à base de comprimidos, a dermatologista descartou essa opção para mim.

Receitou-me três produtos dos quais eu passaria a incluir na minha rotina diária: uma espuma de limpeza, da qual eu já tinha e ela disse que podia fazer o tratamento com a mesma (Anti Blemish solutions Cleasing Foam), um creme hidratante específico para a minha pele mista (Uriage Hyséac A.I.) e por fim um produto para actuar directamente nas zonas inflamadas e secar as borbulhas (Dalacint T).




A minha rotina passou a ser:

1.º Lavar com a espuma de limpeza(Anti Blemish solutions Cleasing Foam), de manhã e à noite. Quando o acne começou a desaparecer apenas usei a espuma de manhã e em dias alternados, porque seca-me imenso a pele. quando não uso a espuma lavo a cara apenas com água. Este produto além de limpar também ajuda a prevenir o aparecimento de borbulhas, reduz a vermelhidão e excesso de oleosidade.

2.º Colocar o hidratante específico para a pele (Uriage Hyséac A.I.). Adorei o cheiro e a forma como hidrata, pois não fica  a pele com aspecto meloso nem oleoso como tantos outros produtos proporcionam, ma também este produto é mesmo para peles oleosas, com imperfeições iniciais ou instaladas. Ficou sem dúvida o meu hidratante número um (sim é que já usei imensos!).

3.º E por fim colocar o produto Dalacint T nas zonas onde tinha as borbulhas, apesar de não ter um cheiro muito bom e deixar a pele um pouco oleosa. Aplicava mais do que uma vez ao dia nas áreas afectadas pelo acne.


Todos os passos que referi anteriormente realizo assim que acordo, antes de me ir deitar também faço outra parte do tratamento. Uso o TriAcnéal da Avéne que elimina os sinais deixados pelas borbulhas. Perfect! É o meu preferido, pois noto bastante a diferença no dia seguinte quando acordo.


Não me recordo quanto tempo demorou a fazer efeito, mas penso que cerca de duas a três semanas tinha a minha cara limpinha, como nova com todos estes produtos. Agora quando aparece alguma borbulha (nos dias antes da menstruação ou quando esfolo a pele (péssimo hábito), ou quando como o que não devo)desaparece muito mais rapidamente, cerca de uma a duas semanas.






É óbvio que só os produtos por si só não chegam para a eliminação do acne, como tal apresento alguns processos que executo para ajudar nesta luta e do qual já comprovei a sua eficácia:


  • Não escarafunchar na cara, com o objectivo de espremer as borbulhas, fica com marcas e vai sempre infectando a pele (acreditem, tive que ter um auto controlo tremendo para não me jogar àqueles pontinhos brancos nojentos!);
  • Beber bastante água para hidratar a pele. Eu obrigo-me a beber um litro e meio de água até ao final do dia, por isso ando sempre com uma garrafa atrás. Tomei esta decisão porque andava mal dos rins e presumi que fosse da pouca água que bebia (sim, eu era uma carga de trabalhos para beber água, só quando tinha sede mesmo!), após o uso continuo desta medida a dor na zona dos rins tinha desaparecido e a minha pele tinha ficado muito melhor! Foi aí que percebi que não podia continuar a beber água apenas devido aos rins mas sim à minha pele, era gratificante o que que a água fazia pelo nosso organismo;
  • Cuidado na alimentação, a pele quer ser bem tratada e receber os minerais e vitaminas essenciais. Tento sempre comer verduras nas minhas refeições, alternando com peixe e carne. Mas uma vez por semana não faz mal saltar fora da cerca, também merecemos fugir da rotina, por isso não têm que se privar totalmente do big mac ou happy meal, hehe. Tirando esse dia evite frituras, açucares e todas aquelas coisas que não são nada saudáveis;
  • Exercício físico, daquele que nos faz suar para ca....raças!! Porque dizem que durante o processo de transpiração o nosso corpo liberta (para além da maquiavélica gordura), toxinas, ou seja, dá um pontapé nos ditos cujos;
  • Fazer uma esfoliação a cada semana e passar um tónico de seguida;
  • Dormir o número de horas necessárias (se nós não nos recompomos do tempo em que estivemos acordadas, a nossa pele também não recupera e quando não dormimos o suficiente a nossa pele demonstra isso mesmo, é por isso que o sono é um belo reparador);
  • Cuidado com o sol excessivo!! Ele é um falso amigo para ocultar o problema de acne;
  • Falta de limpeza da pele depois da maquilhagem (nunca dormir com ela, please!! Eu por mais bêbeda que esteja (vá agora já nem bebo tanto assim) limpo SEMPRE! É um hábito que adquiri e espero que vocês façam o mesmo. Nem me sinto bem a dormir com make up).

Beijinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário